Ateísmo e Moralidade

Acabei de voltar do Mercadinho Ossami, na Aparecida. Quando recebi o cupom fiscal percebi que um dos itens não havia sido incluído. Sem hesitar, comuniquei à atendente e tratei de pagar pelo produto. Estou certo que outros no meu lugar não tomariam  a mesma atitude. Sempre fui instruído a fazer o certo e agir em consonância com a ética. A educação cristã que recebi sempre enfatizou essas questões.

Mas seria um erro epistemológico dar todos os créditos por minha formação pessoal ao adjetivo "cristã". A ética e moralidade são conceitos universais oriundos da filosofia que foram simplesmente usurpados pela religiosidade. A ética protestante, a moral cristã que muitas vezes são divulgados não passa de um apanhado de conceitos importados desconexo e por vezes hipócrita e confuso.

Minha cunhada ontem falava do seu colega que ao mesmo tempo em que falava do muito dito e pouco praticado 'amor ao próximo' afirmava que a justiça, em alguns casos, só é alcançada através da violência contra o indivíduo. Um total retrocesso no quesito vigilância e punição, de acordo com Foucault.

O fato é que continua valendo a máxima ateísta "religião não define caráter". Ao contrário do que pode se pensar, um ateu tem sim um compromisso com a ética e a moral, simplesmente por se tratar de conceitos universais, generalizáveis. Ao se associar moralidade e religiosidade se comete o mais atroz dos pecados!


Para saber mais:

Leia Também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CURIOSO CASO DE RACINE NETO

O CARNAVAL DA VIDA

O Vírus e O Meu Trabalho na Hotelaria