Perdas na Pandemia

Meu trabalho na hotelaria envolve certas particularidades que tenho dito amiúde aqui neste blog. O que sempre me encantou é o aspecto microssociológico, quando estabelecemos relações genuínas com nossos hóspedes e as possibilidades de estudo mesmo inserido no meu ambiente laboral.

Mas, em tempos de pandemia, isso se tornou problemático. A exigência de distanciamento tem não apenas nos afastado fisicamente como também emocionalmente. Sinto que cada vez mais as relações entre visitantes e visitados têm sido prejudicadas. Fora que aqueles que mais nos aproximamos ao longos das idas e vindas tem nos deixado em definitivo. E semana passada tive uma perda bastante impactante. 

Tratava-se de uma pessoa que tive a honra de receber pela primeira vez em nosso hotel, que sempre parava na recepção para trocar ideia, que me ofereceu segurança em determinadas situações, que foi solidário e lamentou a demissão de colegas meus que foram desligados da empresa quando a situação econômica em nossa cidade se agravou e tínhamos que nos adaptar e sobreviver ao vírus.

O que mais me dói foi não poder lhe dar um último adeus. De não poder lhe desejar melhoras quando foi transferido para outro Estado. Aconteceu tudo bastante rápido. O vírus, como sempre, se mostrou cruel e impiedoso. Avassalador! Soube de sua internação quando gozava de férias, via WhatsApp. E de sua morte, quando retornei ao hotel. Por ironia do destino, certa vez, quando saía de casa, minha mãe ofereceu um cabo USB que esquecia. Tinha sido um empréstimo (sem devolução) deste querido hóspede. Seu rosto me veio à mente e em silêncio supliquei por sua saúde. Horas depois eu soube do pior.

Felizmente não tive perdas de parentes próximos. Na minha casa, apenas eu fui acometido pela maldita doença, mas sem grandes complicações. Tem sido duro acompanhar o sofrimento dos meus conhecidos. Espero que isso passe logo! Tem sido quase insuportável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CURIOSO CASO DE RACINE NETO

O CARNAVAL DA VIDA

O Vírus e O Meu Trabalho na Hotelaria