3 Lições Sobre Reforma e Construção

Recentemente, realizamos o sonho da casa própria. Para que nos mudássemos fizemos uma pequena reforma e desde então estamos empenhados em pequenas melhorias. E isso envolve terceiros: pedreiros, ceramistas, encanadores... não imaginei que teria tanta dor de cabeça. Mas aqui estamos para alertar e evitar que outras pessoas cometam os mesmos erros que eu e minha esposa cometemos.

A primeira lição é: jamais pague adiantado pelo serviço. Algo que parece ser óbvio, mas que acabamos caindo em uma mentira do pedreiro. O que houve? Bem, acertamos a obra em um valor x que deveria ser finalizada em um único dia. Devido a contratempos, o contratado não conseguiu terminar o serviço e disse que voltaria no dia seguinte. Com isso, obviamente pagamos a metade do valor acertado numa transferência via PIX. Até aí tudo bem, mas uma hora depois ele me mandou mensagem perguntando se eu poderia mandar mais 25% do valor total para a conta de sua esposa, pois a sua conta estava bloqueada e que que estava precisando comprar comida e fralda para a sua filha. Me compadeci e enviei o valor pedido. Matemática básica: Ele havia embolsado 75% do valor total e só tinha realizado 50% do trabalho. Resumo da ópera? Logicamente, ele nunca mais voltou. Mentiu descaradamente, foi desonesto e abusou da nossa boa vontade. Fui inocente, mas preferi arriscar ser enganado do que ficar pensando que uma criança poderia ficar com fome por eu não ter ajudado.

A segunda lição é a seguinte: peça referências. Essa é também uma questão bastante comentada, mas que às vezes acabamos caindo no engano. O que houve conosco: bem, nesse caso, nas duas vezes que precisamos de ajuda profissional acabamos chamando pessoas com pouca habilidade para aquilo que se propunha e o serviço ficou mal feito. O primeiro contratado, por ser um serviço simples, imaginamos que qualquer pedreiro poderia executar. Chamei o primeiro disponível naquele dia. Em resumo, o cano ficou muito alto para a nossa pia e o cifão não conseguia escoar a água da cuba. A parte rosqueável do cano ficou muito pra dentro e torneira ficou muito encostada na parede. E, pra acabar, eles melaram o pé do nosso armário com cimento e o mesmo corroeu a parte cromada. O que fazer? Contate conhecidos, vizinhos, peça fotos do trabalho do profissional e, de preferência, visite os locais em que ele trabalhou. Isso pode evitar muito stress.

A terceira e última lição é: fiscalize. Mais uma questão que já devemos imaginar, mas nem sempre se torna possível. O ideal, claro, é contratar um escritório de arquitetura, fazer um projeto e deixar que os mesmos façam o acompanhamento da obra. Mas nem sempre isso é possível. Seja pela urgência da obra ou por mera questão financeira acabamos chamando um profissional, passando o que deseja que seja feito e aguardamos a entrega da obra. Na maioria das vezes o resultado final é frustrante. No meu caso, como trabalho de madrugada, uma boa parte do meu dia é usado para o descanso e, mesmo que eu queira, não consigo me manter acordado por muito tempo após as 7h da manhã. Todos os erros do pedreiro na pequena obra da pia poderia ter sido evitada se eu tivesse acompanhado de perto. Por este motivo, deixamos para fazer os reparos mais importantes para o meu período de férias. Assim pude estar presente, dar opinião e até evitar alguns erros como na colocação do rodapé, quando percebi que algumas peças estavam com o acabamento virados para baixo. Como a argamassa ainda estava mole, deu tempo de consertar. 

Então é isso: evite pagar adiantado, peça referências do profissional e acompanhe tudo de perto. Ainda estamos em obras, então, caso tenha algum outro alerta, postarei neste blog. Espero ter ajudado! Forte abraço. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CURIOSO CASO DE RACINE NETO

O CARNAVAL DA VIDA

O Vírus e O Meu Trabalho na Hotelaria