O Poder da Introdução

Conheço pessoas que simplesmente "pulam" a leitura de prefácios e introduções dos livros que se propõem a ler. Eu mesmo, nos tempos de faculdade quando não tinha tanto tempo pra ler toda a obra e focava em certos capítulos que seriam mais úteis naquele momento, verificava a numeração no índice e ia diretamente àquelas páginas do maior interesse momentâneo. 
No entanto, com o passar do tempo e conforme amadureci enquanto leitor, percebi que algumas obras possuem notas introdutórias que são tão fascinantes quanto o próprio conteúdo do livro. E, na minha opinião, uma delas se destaca: a introdução de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, do alemão - que não me atrevo a chamar sociólogo - Max Weber. Sempre que leio este livro faço questão de reler a introdução, pois, em palavras simplórias, trata-se de um verdadeiro deleite. 
É compreensível que em muitos momentos - como no meu caso específico mencionado acima - é complicado ter que ler livros na íntegra. Num mundo que demonstra uma estranha obsessão por prazos e a necessidade de otimizar ao máximo o seu tempo de vida, é comum cairmos na tentação de ir direto aos capítulos ou seções dos livros que contém o assunto da próxima avaliação ou ainda que servirá para "dar um up" na sua monografia, tese ou dissertação. Entretanto, sempre que tiver a oportunidade, dê atenção aos prefácios e introduções. Eles podem te surpreender e mostrar que o mundo dos livros é ainda mais incrível do que pode parecer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CURIOSO CASO DE RACINE NETO

O CARNAVAL DA VIDA

O Vírus e O Meu Trabalho na Hotelaria