Jacuipense x Manaus FC | Análise Parcial e Clubista

No sexto confronto entre as equipes, ontem, no Barradão, o Manaus FC venceu a Jacuipense pelo campeonato brasileiro pelo placar mínimo. Apesar do futebol conservador e burocrático, o técnico Evaristo Piza consegue sua segunda vitória fora de casa, reassume provisoriamente a ponta da tabela e deixa o time a 3 pontos de confirmar sua classificação para a próxima fase.

O gol foi marcado pelo atacante João Diogo, que em algumas vezes destacamos em resenhas anteriores neste blog e também em nosso canal do YouTube. Não é a primeira vez que o jogador entra no jogo e muda o placar. Dessa vez, entrando no lugar de Gabriel Davis, mas atuando a maior parte do tempo aberto pela direita, João recebeu a bola dentro da área e, ao cortar pro meio, sofreu a penalidade que ele mesmo bateu e fez no rebote. 

O placar poderia já ter sido aberto no primeiro tempo, mas com mais uma boa atuação, o goleiro Jean impediu um placar mais elástico. O resultado deu os 3 pontos para o time manauara que, apesar do futebol praticado, encaminha sua classificação. Ao meu ver, Piza demorou a mexer no time e tem evitado fazer mudanças no time titular, que só aconteceram devido a lesões e suspensões. É importante manter o time para dar entrosamento e melhorar o desempenho, mas alguns jogadores vem pedindo passagem. 

Insistir em Marcelinho também tem sido um erro. O meia amazonense pouco consegue criar e dar continuidade às jogadas. Guilherme Amorim é outro que pode dar lugar à outro jogador. O volante tem sido discreto e pouco participativo. Em momentos que o time precisa ser mais ofensivo pode dar lugar a jogadores de frente. Recuar Gabriel Davis para fazer papel que desempenhou no primeiro semestre (segundo volante) também é uma opção. 

O retorno de Derlan também deve criar uma dúvida na cabeça de Evaristo Piza. Jogador versátil e voluntarioso, o paraense é o segundo atleta com mais partidas com a camisa esmeraldina. Vinha atuando pelo Paragominas e chegou para suprir a saída de Vinícius Barba, que recebeu proposta para jogar a Série B pelo Confiança. Contribuiu para esta vitória com roubadas de bola, bons passes e muita entrega em campo. É uma situação a ser observada.

Na próxima rodada, o time manauara recebe o Botafogo (PB) no estádio da Colina, uma vez que a Arena da Amazônia segue aos cuidados da CBF, que prepara o gramado para o jogo da seleção brasileira. Com uma vitória simples, os manauaras garantem vaga no quadrangular final, de onde saem dois classificados para a Série B de 2022.


Voa, Gavião!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DA VIDA

LUA AZUL

Quem Deve Ser o Titular do Gol do Manaus?