O Primeiro Grande Desafio de Luizinho Vieira
Para 2021, o Manaus FC passou por uma grande reformulação em seu elenco e equipe técnica. Dos jogadores que disputaram a Série C no ano passado, poucos são os remanescentes. Mas vale destacar o esforço da diretoria para manter a espinha dorsal da equipe e a contratação pontual de jogadores de bom nível técnico para reforçar a equipe. Alguns jovens da base também foram promovidos.
Para comandar o Manaus, a diretoria trouxe um treinador experiente e com perfil mais parecido com aquele que notabilizou a equipe quando se consolidou no cenário local e regional. Para a vaga de Luizinho Lopes, foi trazido Luizinho Vieira que, comparado com o seu antecessor, possui apenas o nome em par de igualdade. São apenas dois jogos, mas já se vê um futebol mais ofensivo, com repertório, jogadas ensaiadas e uma movimentação que procura "rasgar" as defesas adversárias. E no próximo dia 3, Viera terá seu primeiro grande teste: O Manaus encara o Paysandu pelo jogo de ida das quartas-de-final da Copa Verde.
Pesa a favor da equipe amazonense o maior tempo de trabalho do seu comandante, haja vista que o novo treinador do tradicional time paraense só fora anunciado na noite deste sábado. Logo, terá pouco tempo para preparar o time para o primeiro duelo. Pesa contra o fato de que, apesar da dispensa de vários jogadores, muitos jogadores que classificaram o time para a segunda fase do campeonato brasileiro permanecem e, tal qual o Manaus, o Paysandu passou com facilidade pelos seus adversários. Os duelos prometem ser duríssimos.
Outro ponto negativo para o Manaus é a impossibilidade de mandar seus jogos em seus domínios - mais uma vez o Gavião jogará em Brasília. Até a derrota que acabou com as chances de avançar na Série C, o Manaus FC não perdia há muito tempo na Arena da Amazônia.
Outra questão que deve ser analisado é a falta de ritmo de jogo e falta de entrosamento da equipe. Muito tem se notado o alto número de passes errados. Isso se deve principalmente aos vários jogadores que nunca haviam jogado junto o que, naturalmente, leva tempo para que a equipe passe a "jogar de memória", sabendo onde cada companheiro estará em campo e como prefere receber a bola. Nesse quesito, os paraense levam vantagem, pois até semanas atrás vinha empenhado nos jogos do quadrangular que definiria os semifinalistas da Série C. Com a eliminação na fase de grupos, o time da capital amazonense teve mais de 1 mês de inatividade.
Quando começa a afunilar a competição, vemos dos dois lados do chaveamento adversários duríssimos. Além do próprio Paysandu, temos Remo, Vila Nova, Cuiabá, Atlético Goianiense e Brasiliense vivos na competição. Daqui pra frente, o Manaus FC não terá vida fácil. Se quiser ser campeão deste torneio, os jogadores terão que dar tudo de si, pois times de Série A e B ainda estão na disputa.
Esperamos ver o trabalho de Luizinho Vieira evoluir. Temos ciência das dificuldades a superar. E, como simples jornadas começam com um simples passo, uma vitória contra o Papão se faz necessária e nos dará a esperança de vermos novamente um time amazonense ganhar um troféu fora do Estado.
Voa, Gavião!!
Comentários
Postar um comentário