LUA AZUL

A canção americana Blue Moon talvez seja uma das maiores obras diversificadas e perenes na cultura pop. Composta nos anos 30, já foi regravada por diversos artistas ao longo dos tempos e ganhou várias versões em estilos e arranjos.

No início dos anos 2000, se popularizou em larga escala no Brasil por conta da novela 'O Beijo do Vampiro', da Rede Globo. Por consequência, se tornou uma das primeiras músicas que aprendi em inglês, enquanto repetia apenas o verbo To Be na escola pública. 

Desde que assinamos o GloboPlay tínhamos o interesse em assistir novamente a novela e de uns dias pra cá minha senhora passou a tocar a obra "global" e, para a nossa surpresa, nosso filho adorou a canção, às vezes dançando e pulando na cama enquanto repete o final da letra ao seu modo: "blue-blue" - sim, ele acha que o certo é blue blue. O mais engraçado foi quando uma vez ele cantou "azul azul", pois sabe bem as cores na língua inglesa.

O fato é que essa surpresa se misturou a outros sentimentos, pois, em 2002 - ano que a novela foi exibida - foi o último ano em que eu tive morando no mesmo bairro meu pai e mãe e a dinâmica de intercalar as residências era muito divertida. Daí minha mãe se mudou para a Zona Leste e passei por uma fase triste de abandono parental. Meu pai teve problemas com drogas, morei em outros lares e me envolvi com pessoas que teria sido blindado se tivesse a proteção daqueles que me geraram.

Mas, por outro lado, Blue Moon me faz lembrar de alguns amigos de infância, da minha primeira paixão adolescente e da primeira vez que descobri que alguém se apaixonou por mim. Como adendo, o nome dela era o mesmo de um dos personagens mais carismáticos da novela.

Por fim, é interessante como certas obras nos despertam sentimentos tão diversos, nos remetendo à situações do passado que nem sempre queremos lembrar. A cada bloco da novela sinto coisas diferentes, ao ponto de serem antagônicas, me levando aos recônditos mais obscuros das lembranças da minha pré-adolescência. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DA VIDA

Quem Deve Ser o Titular do Gol do Manaus?