Bergkamp e o problema da autoridade jornalística

Denis Bergkamp foi um dos melhores jogadores que eu vi jogar. Dono de uma classe invejável, o holandês ainda hoje reúne fãs em todo o mundo. E um dos gols mais bonitos que eu vi foi justamente dele, quando atuava pelo Arsenal. veja o lance aqui

Mas o problema se deu no dia seguinte. Ao comentar o lance no Globo Esporte, a apresentadora afirmou que a jogada fora feita "sem querer". Fiquei perplexo. Não era possível que Mylena Ciribelli viu aquele lance e achou que o misto de talento e improviso do Bergkamp havia sido fruto do acaso. O pior ainda foi ver pessoas reverberando aquela ideia.

Óbvio que não estou de alguma forma culpabilizando a jornalista pelo fato de Bergkamp não estar na mesma prateleira que outros grandes craques no imaginário coletivo. Apenas tomo o exemplo que habita a minha memória para falar de um problema que enxergo, como é a proposta deste blog. Há a possibilidade de que a fala seja justamente um efeito da subvalorização do atleta quando ainda atuava.

A conclusão não traz nada de novo, mas sempre é importante comentar: a autoridade de uma fala pode causar impactos irreversíveis. Ainda que em uma pequena escala e sem atingir grandes nichos, o problema é visível. Mesmo os mais sábios e experientes estão sujeitos ao erro. Opiniões como esta narrada acima podem fazer com que um dos maiores jogadores europeus dos anos 90 e 2000 não seja valorizado da forma que merece.


Salve, Bergkamp! A lenda vive. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CARNAVAL DA VIDA

LUA AZUL

Quem Deve Ser o Titular do Gol do Manaus?