Feminismo e Estereótipo

"Tenho a impressão de que a palavra 'feminista', como a própria ideia de feminismo, também é limitada por estereótipos". Esse trecho está na introdução de um dos livros da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Sei que durante anos tive uma visão negativa do feminismo e inclusive expus isso neste blog. No entanto, neste momento da minha vida, creio que posso comentar sobre o tema sem maiores prejuízos à minha biografia. 
A questão é que o feminismo é um tema relativamente recente e que ainda demorará um pouco para se estabelecer, apesar de sua imensurável relevância. E isso, às vezes é creditado pela própria criação que homens e mulheres recebem de seus pais. Por incrível que pareça, muitas crianças ainda aprendem que uma mulher deve se preparar para a maternidade e o casamento - onde deve assumir uma posição de subserviência - e ao homem caberá o papel de macho-alfa provedor.
Um exemplo claro é a forma como a imagem de feministas é "pintada" até mesmo por escritores acadêmicos, como o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé. Em um dos infelizes guias politicamente incorretos da editora Leya, o escritor dá a ideia de que feministas são mulheres feias e mal amadas. Em vários dos seus livros há citações de Nelson Rodrigues, sempre generalistas e que, se produzidas em nosso tempo, seriam chamadas "mitadas" por direitistas e "lacradas" por esquerdistas. 
O fato é que a imagem do feminismo ainda sofre ranhuras até mesmo por conta de uma ala radical que parece querer exterminar os homens, que usam da violência para impor suas ideias em detrimento do diálogo.
Creio que mudanças estruturais se fazem necessárias inclusive nesta área. Mas somente teremos igualdade entre os sexos quando a própria Humanidade se ver como iguais. Enquanto tivermos imensas e as mais diversas desigualdades, a igualdade de gênero será apenas uma utopia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CURIOSO CASO DE RACINE NETO

O CARNAVAL DA VIDA

O Vírus e O Meu Trabalho na Hotelaria