Deus e Metáforas

Tentar explicar para um crente de forma científica o surgimento do Universo e a vida na Terra é uma tarefa hercúlea. Não entendo como uma fábula de milhares de anos se popularizou de tal forma que influencia até mesmo cientistas vinculados à certas seitas religiosas. 
Só eu enxergo que o tal "E Deus disse: Haja Luz!" é uma metáfora para o Big Bang? Ou que o lance de Deus moldar nossa espécie a partir do barro de forma cuidadosa e artesanal é uma alusão ao lento processo evolutivo? Me assusta a forma como a Palavra de Deus pode ser bastante danosa quando mal interpretada. 
O fato é que, ao longo dos tempos, muitas religiões ou ramificações das mesmas vem surgindo baseando sua doutrina e dogmas em trechos confusos que são completamente passíveis de erros interpretativos. Fora o desastre que se torna quando se importam os códigos morais de culturas arcaicas e tenta-se adaptar em sociedades recentes de maneira abrupta, esquecendo de analisar o contexto em que cada letra foi escrita.
Um dia desses vi um argumento baseado nas Sagradas Escrituras que asseguraria o direito do Cristão de se defender usando uma arma de fogo. Não preciso dizer que o sujeito é apoiador "daquele que não deve ser nomeado" - Jair Bolsonaro. Obviamente, tal escrito encontra-se no Antigo Testamento, naquela parte obscura em que se apresenta um Ser com uma assustadora sede por sangue. Rebati sua postagem com a pergunta: se isso deve ser levado em consideração, deveríamos então levar os filhos desobedientes para a entrada da cidade e apedrajá-los, como sugere a Bíblia? Não houve resposta. 
O fato é que as palavras bíblicas são muito afetadas pelo sacrilégio da conveniência. Por isso, o melhor que podemos fazer é estudar a fundo os temas, isolando-os, evitando o máximo possível os contaminar com religiosidade e idiossincrasias para daí tirar conclusões da forma mais objetiva possível. E o mais importante é que precisamos entender: "Quando Deus criou o mundo, Ele criou também as metáforas"!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CURIOSO CASO DE RACINE NETO

O CARNAVAL DA VIDA

O Vírus e O Meu Trabalho na Hotelaria