A Vida Como Um Caça-Níquel
Às vezes encaro a vida como um grande caça-níquel. Isso mesmo, um caça-níquel - aquela máquina de jogos em que colocamos moedas e tentamos a sorte, normalmente esperando um bom retorno daquilo que foi "investido". No entanto, a programação da máquina impede que todos se deem bem. Alguns perdem bastante para que venha um outro jogador e "acerte", retendo para si o prêmio. Às vezes um retorno irrisível, noutra vezes, um montante que faz valer a pena a arriscada jogatina. E assim é também a vida.
Muitas vezes investimos bastante em nossas relações interpessoais, usamos de todas as nossas moedas tratando bem outras pessoas que nem ao menos conhecemos, respeitamos a vez na fila, cedemos o lugar para idosos ou gestantes, cumprimentamos o cobrador do ônibus ou o atendente da padaria com um mínimo de cortesia. Mas aí vem alguém e te trata mal, que tenta te prejudicar de uma forma ou de outra, que é estúpido por nenhum motivo aparente. Fazendo com que tudo se pareça uma arriscada jogada de sorte.
Aí você pensa: "será que isto vale a pena?". Por quê tratar as pessoas bem se volta e meia alguém vem e me trata mal, acabando com o meu dia? Essas são dúvidas que vez e outra me questiono em meu íntimo e por isso uso o caça-níquel como metáfora.
Pense na vida como aquela máquina injusta que na maioria das vezes te fará sentir um perdedor. No entanto, tudo vai depender da forma como encarará as experiências. Se uma pessoa te faz mal tente compreender os motivos, use das consequências para crescimento pessoal, tente encontrar as pérolas ainda que tudo se pareça bijuteria. Quando vir coisas boas, valorize. Principalmente aquelas que pareçam mais simples. São elas que te farão se sentir vivo. Observando os outros jogadores aprendi que tanto a vida quanto o caça-níquel distribui os prêmios menores com frequência e os maiores são mais raros. Então, muitas vezes será importante se contentar com poucas moedas "pingando" em suas mãos.
Uma mente sã jamais será afetada por coisas tão pequenas. Procure se blindar. Aumente sua força mental. Pense assim e isso te fará mais forte e possivelmente te poupará muitas horas num divã pra ouvir coisas que você já sabia e que somente não aplicava na sua vida.
Essa é a chave da felicidade: saber como encarar o que te acontece na vida cotidiana. Por isso falo que o mais importante na vida é buscar a sabedoria. Ela te mostrará que nada valerá se não houver equilíbrio. Aja sabiamente e ser feliz será apenas uma consequência. Essa é a única forma de vencer a programação do caça-níquel. Não desperdice as suas preciosas moedas.
Comentários
Postar um comentário